No minuto 48 do Real MadridA viagem de Bilbao ao Athletic de Bilbao La LigaNo dia da inauguração em 12 de agosto. Eder Militao Caiu no gramado de San Mamés e pouco depois foi substituído entre lágrimas.
No 82o minuto do encontro em casa de domingo contra o Athletic, o 30o jogo da temporada da liga do Madrid, um murmúrio baixo tornou-se um amplo aplauso no Santiago Bernabéu quando os fãs começaram a perceber que Militao estava aquecendo.
Com o Madrid ganhando 2-0, o segundo treinador Davide Ancelotti indicou ao preparador físico Antonio Pintus que o brasileiro deveria estar pronto para saltar para o campo em três minutos.
Militao finalmente teve sua chance no tempo adicionado porque a bola não ficou muito tempo fora de jogo. No final, o goleiro Andriy Luninescutando os gritos do público, dos seus companheiros e até do seu treinador, jogou a bola para fora do campo para poder realizar a substituição.
A participação de Militao foi mais simbólica do que uma prova para a Liga dos Campeões, jogo de ida das quartas-de-final contra a cidade de Manchester em casa na próxima terça-feira. Como o Atlético informou, Carlo Ancelotti escolherá entre Nacho e Aurelien Tchouameni nos associar Antonio Rudiger no centro da defesa.
Mas o Madrid e a Ancelotti quiseram premiá-lo depois de «muitos dias difíceis» de esforço e sofrimento, como o próprio jogador reconheceu no domingo.
«É uma alegria que não consigo explicar», disse o jogador de 26 anos à Real Madrid TV. “Quantas vezes pensei no momento? Muitos. Tinha de ser aqui, em casa, contra a equipa contra a qual me machuquei". Militao recebe ajuda para sair do campo no dia de abertura da La Liga (Diego Souto/Quality Sport Images/Getty Images)
O primeiro grande passo na recuperação de Militao chegou cedo, em 17 de agosto. Foi então que ele foi operado de uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. O procedimento foi realizado pelo Dr. Manuel Leyes, que anteriormente tinha operado o seu companheiro Thibaut Courtois e depois o operaria novamente por Arda Guler Y Courtois.
Este foi o início de uma etapa que exigiria muita força física e mental do jogador e muitas horas de trabalho duro longe do grupo principal.
Jaime Salom, um dos fisioterapeutas da primeira equipe, foi sua sombra durante tudo isso, guiando a recuperação de Militao em todos os momentos e lugares. Trabalharam juntos no campo de treino do clube em Valdebebas, bem como na casa do jogador na conhecida urbanização de luxo La Moraleja, ao norte de Madrid. Ela também supervisionou o trabalho através de chamadas telefônicas e chamadas de vídeo quando a distância ou o horário não permitiam outro caminho.
Tal foi o seu envolvimento que o fisioterapeuta esteve presente no domingo no Bernabéu. Salom tinha perdido sua mãe apenas alguns dias antes, mas ainda queria estar presente no retorno de Militao - como o zagueiro queria que ele estivesse - e Rodrygo dedicou-lhe um gol. Nos momentos de descanso, outra pessoa chave para Militao foi: sua filha, Cecilia, que nasceu em julho de 2022. Familiares e amigos têm sido pilares de apoio, assim como a sua profunda fé religiosa. Todos esses números ajudaram Militao a alcançar bons avanços iniciais. Em novembro, alguns relatórios sugeriram que ele voltaria mais rápido do que o esperado. Inicialmente, estimou-se que o seu período de recuperação seria de entre sete e oito meses, mas o Madrid não quis fixar um prazo específico e destacou que seria impossível saber com certeza quando regressaria e que o processo não deveria ser apressado.
No início de dezembro chegaram mais notícias positivas: Militao já voltou a trabalhar no gramado de Valdebebas, embora apenas para treinar em intensidade reduzida.
Em janeiro, sua renovação foi anunciada publicamente até 2028, apesar de ter sido assinada no verão de 2022. (O Madrid seguiu um padrão semelhante de anúncios atrasados com o contrato de Vinicius Jr e o de Rodrygo). Foi um dia muito especial para ele. e seus parentes e o afeto do presidente Florentino Pérez ajudaram a manter o impulso.
A vitória do Madrid por 2-0 sobre o Athletic manteve a sua vantagem de oito pontos na La Liga (Denis Doyle/Getty Images)
Pouco a pouco, Militao foi se aproximando para trabalhar com Juan Carlos Parrales, um dos especialistas do Madrid que ajuda no retorno de um jogador lesionado à ação da primeira equipe. No início de fevereiro, fontes próximas ao jogador disseram que tinham esperanças de que ele pudesse reaparecer no início de março.
Isso acabou ficando ligeiramente atrasado e após um jogo de treinamento contra jogadores do Real Madrid Castilla durante a pausa internacional no final daquele mês, com Alvaro Rodriguez seu principal adversário, ficou claro que Militao ainda precisava de mais tempo.
Mesmo agora, após a recompensa de sua breve aparição contra o Athletic, há um pouco de caminho a percorrer antes que ele atinja sua forma completa. Mas a decisão de domingo foi tomada sabendo que, caso contrário, teria que esperar até 14 de abril (quando o Madrid joga contra o Mallorca) antes de voltar a se sentir um jogador de futebol.
«O processo de recuperação tem sido muito, muito bom», diz um especialista de Valdebebas. “Mas agora ele tem que pegar ritmo e isso pode levar tempo: conseguir minutos aos poucos. Por exemplo, está longe do seu nível em aceleração e sprint.
Mas o pior já aconteceu para Militao e em breve terá sua recompensa completa porque Ancelotti contará com ele com sua confiança habitual.