O defesa-central e internacional brasileiro Éder Militão (ex-FC Porto) sublinhou ao final da tarde desta segunda-feira, já em Londres, a confiança do Real Madrid em, após o 2-0 na primeira mão dos quartos de final da Champions, ultrapassar o Chelsea – segunda mão na quarta-feira, em Stamford Bridge (20 horas locais, mesma hora em Portugal continental) – e chegar às meias-finais da prova maior de clubes da UEFA, na qual defende a coroa de 2021/22.
«Acham que sou o melhor do Mundo na minha posição? Cada um tem a sua opinião, eu só acho que estou no caminho certo. Quando cheguei ao Real [2019] foi difícil impor-me, devido aos grandes jogadores que havia na equipa e nesta posição, mas agora tenho-me saído bem e jogado de forma regular. Com a ajuda de todos, estou bem, mais concentrado, e a escutar muitos conselhos sobre como melhorar», disse Éder Militão, citado pelo diário desportivo madrileno Marca.
«Para nos qualificarmos para as meias-finais, é fazer o mesmo que temos feito. Será um jogo duro, e temos de o encarar como a primeira mão antes este mesmo Chelsea. Eles não sabem como parar Vinícius [avançado brasileiro do Real Madrid]? Normal: é porque é um dos melhores do Mundo e quase impossível de travar, pois não pára de correr», foi a confissão do antigo defesa-central do FC Porto, a cuja SAD o Real Madrid pagou, a 14 de março de 2018, €50 M para o resgatar aos dragões.
Experiente em decisões deste calibre, apesar dos seus 25 anos ainda, Éder Militão enfatizou ser um erro subestimar o Chelsea ‘de’ João Félix e Enzo Fernández, entre outras estrelas. «O Chelsea é uma grande equipa. É muito difícil marcar-lhes golos. Há que trabalhar muito no ataque: assim o faremos. Vai ser um jogo muito difícil», foi a convicção que deixou o brasileiro, já em Stamford Bridge, na antevisão do duelo, esta segunda-feira, em conferência de imprensa, ao ‘batalhão’ de jornalistas espanhóis, britânicos e de todo o mundo presentes para o jogo.
Depois de, em 2021/22, também na Champions, o Real ter vencido em Londres por 3-1 mas depois, no Santiago Bernabéu, o Chelsea ter estado a vencer por 3-0 [o Real apurado, 2-3, após prolongamento], Éder Militão não esquece o ‘susto’ que os ‘blues’ londrinos pregaram na pretérita campanha na Champions aos ‘merengues’, e quer evitá-lo.
«Temos de pensar que será outro jogo, completamente diferente, e que temos de jogar para ganhar. Claro que o Courtois [guardião belga do Real Madrid] lá atrás também poderá ser importante, como o foi com aquelas defesas todas no jogo da primeira mão e na época anterior. Temos de entrar em campo com a mesma atitude do jogo no Bernabéu, como se estivesse 0-0», disse aos profissionais da informação um profissional de futebol ciente do que é preciso para se ser um defesa-central moderno com êxito na carreira.
«Há que trabalhar muito, pois de dia para dia os avançados de todas as equipas parecem estar melhores, também! E estar bem, a nível pessoal e mentalmente. Temos de provar o nosso valor a cada jogo e creio que o tenho conseguido», concluiu Éder Militão.