top of page

Militão, de memes a melhor zagueiro do mundo... e artilheiro

Parece algo distante no tempo, mas não faz muito tempo que Éder Militão era alvo de piadas e zombarias. Até desprezo que ultrapassou o limite da crítica esportiva. O peso dos 50 milhões de euros pagos ao Porto , uma complicada adaptação e o valor do casal Ramos-Varane permitiram que a sombra da suspeita fosse colocada ao lado do brasileiro, a das comparações com Samuel ou Woodgate .

Hoje, o Militão vale mais do que custava há cinco anos. Já se instalou no pódio dos três melhores defesas centrais do mundo e para muitos ocupa o primeiro lugar desse ranking. O primeiro a elevá-lo a esse lugar foi Ancelotti ; vê-se nessa corrida , e Carlos Carvalhal , treinador do Celta, acrescentou a essa teoria ao explicar o que o levou a pedir a camisola ao número 3 do Real Madrid, no passado sábado, após a derrota da sua equipa em Chamartín .

Líder absoluto da defesa alvinegra, sua derrota para Manchester City e Haaland preocupa o Real Madrid, o que explica a ascendência que vem adquirindo no jogo da equipe de Ancelotti . O italiano possivelmente terá de enfrentar o jogo de ida da semifinal da Liga dos Campeões sem a dupla de zagueiros em que mais acredita: Militão (suspenso) e Alaba (lesionado e com prazos muito apertados para o 9-M).


Mas o domínio de Militão não se limita mais apenas à sua área. No Brasil, ele quebrou esta temporada para marcar gols. Com o gol que marcou contra o Celta , marcado com uma impressionante cabeçada após cobrança de escanteio de Marco Asensio , seu saldo de gols sobe nesta temporada para sete gols: Celta, Espanyol, Liverpool, Villarreal, Cádiz, Rayo Vallecano e Getafe .

É uma figura muito séria, tanto que desde que Sergio Ramos foi contratado pelo Real Madrid (verão de 2005) apenas um zagueiro do Real Madrid havia conseguido chegar a esse patamar de goleador: o próprio Ramos. Com 13 como limite máximo de gols, Sergio terminou cinco de suas 16 temporadas no Real Madrid com pelo menos sete gols.


defesa de gols

A madrugada goleadora de Miltão , que teve nas cinco com que se despediu do Porto como melhor marca, faz do defesa-central de Sertãozinho o segundo com melhor registo de golos de um defesa no panorama europeu. Apenas Junior Frimpong , lateral do Bayer Leverkusen, o supera: 9. Mas o jogador de Xabi Alonso é um lateral que olha mais para a área adversária do que para a sua: "A minha principal força está no ataque. defender, mas gosto de subir e driblar os rivais".

Com a parte decisiva da temporada pela frente, os gols de Éder ajudaram o Real Madrid a chegar onde está agora. Ele é o sexto artilheiro da equipe. A sua presença na área adversária nas bolas paradas aciona o perigo de uma equipa que não é martelada nas bolas paradas, mas cujos rivais sabem que com Miltao, Rüdiger ou Tchouaméni em campo tudo pode acontecer nas faltas laterais e nos escanteios . Virtudes do futebolista moderno que Ancelotti clama .


Com dados e desempenho em mãos, é normal que Militão tenha se tornado referência em Madri e ídolo do Bernabéu . A sua forma de jogar é a que sempre fisgou Chamartín quando mede os defesas-centrais: potência, contundência, carácter e capaz de sair vitorioso no cenário mais traiçoeiro para os defesas-centrais madridistas, o dos duelos em campo aberto. A história de Militão é a do melhor defesa-central do mundo, de superação, de afundamento e com o sinal de uma possível saída para ser o pilar de uma equipa que olha para a possibilidade de se sagrar novamente campeã europeia.

A saída de Sergio Ramos , à qual se somou a de Varane no mesmo verão, gerou um cenário de preocupação em Madrid. As dúvidas mal tiveram tempo de viver, pois Militão encarregou-se de jogar o time nas costas na hora de defender. E agora ele aumenta seus poderes por trás de ser uma ameaça voltada para o gol como Ramos foi . O trono que Sergio deixou já está ocupado. Por Militar.

bottom of page